Capacitação em Mediação e Conciliação Judicial

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Capacitação em Mediação e Conciliação Judicial

R$3.400,00 R$2.900,00

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO JUDICIAL (permite atuar como mediador/conciliador nas audiências dos CEJUSCs – Centros Judiciais de Solução de Conflitos e Cidadania do Poder Judiciário.

📌Aulas ao vivo por videoconferência através da Plataforma Zoom, com instrutoras devidamente habilitadas pelo CNJ.

📌Valor do investimento: de R$ 3.400,00 por R$ 2.900,00 (à vista); valor parcelado sujeito às taxas da operadora Pag Seguro.

📌Datas e horários:
*PARTE TEÓRICA: 40 horas aulas:
De 05 a 09/07 e 12 a 16/07, horário das 18:30hs as 22:30hs (DATAS SUJEITAS A ALTERAÇÃO)
*PARTE PRÁTICA: 60 horas de estágio supervisionado, em sessões de mediação e conciliação nos CEJUSCs, acompanhado pelas Instrutoras,  por videoconferência.
Os horários serão previamente agendados pelas Instrutoras no decorrer das aulas.

📌Matrículas pelo site: WWW.MEDIALLE.COM.BR

📌Informações por whatsapp: (62) 99602-2856; ou por telefone: (62) 3996-6969

Para acessar o regulamento do curso, clique aqui.

Fora de estoque

Descrição

EMENTA:

Desenvolvimento de Competências no âmbito da mediação e da conciliação com o objetivo de formar mediadores e conciliadores para atuar no novo mercado jurídico implementado pelo atual Código de Processo Civil e a Lei da Mediação, como parte do estabelecimento de uma Política Pública Nacional de Tratamento Adequado aos Conflitos, criada pela resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

I – Fazer a introdução sobre os diferentes meios não adversariais de solução de conflitos, com noções básicas sobre o conflito e a comunicação, disciplina normativa sobre o tema, experiências nacionais e internacionais, assegurando a compreensão dos objetivos da política pública de tratamento adequado de conflitos.  

II – habilitar os facilitadores na utilização de técnicas autocompositivas de solução de conflitos, com enfoque na negociação e conciliação, trazendo padrões de comportamento ético e posturas exigidas no relacionamento com partes e diferentes profissionais envolvidos nos centros.  

III – habilitar os facilitadores na utilização de técnicas, com enfoque na mediação, identificando as diferentes Escolas, na multidisciplinaridade, as formas de sua aplicação, com destaque para a mediação judicial e extrajudicial.  

HABILIDADES REQUERIDAS E COMPORTAMENTOS ESPERADOS

Desenvolvimento das competências necessárias à atuação institucional do mediador extrajudicial, com ética e respeito à todos os agentes envolvidos na lide. Identificação de conflitos. Comunicação prospectiva. Negociação facilitadora. Domínio de técnicas autocompositivas. Empoderamento das partes. Composição.

 

  • GRADE DE ENSINO

 

MÓDULOS
MÓDULOS I – INTRODUÇÃO Unidade 1 – Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos.

Unidade 2 – A política judiciária nacional de tratamento adequado de conflitos.
Tópico 2.1 – A Resolução 125/10 do Conselho Nacional de Justiça e a nova ordenação jurídica brasileira.
Tópico 2.2 – CEJUSC – Aspectos da Pacificação e da Cidadania

Módulo II – O novo paradigma em resolução de disputas
Unidade 3
– Cultura da paz e métodos de solução de conflitos
Tópico 3.1 – Os métodos autocompositivos de resolução de conflitos (mediação, conciliação e negociação)
Tópico 3.2 – Políticas públicas em resolução adequada de disputa – Resolução 125Unidade 4 – Teoria da comunicação/teoria dos jogos
Tópico 4.1 – Fundamentação teórica sobre papel do autocompositor.
Tópico 4.2 – O Teorema do Equilíbrio de Nash e sua aplicabilidade no planejamento de sistemas de resolução de conflito.
Tópico 4.3 – A teoria autocompositiva – cooperação ou competição
Tópico 4.4 – Fundamentos da negociação  
4.4.1 – Negociação baseada em interesses e negociação posicional.
4.4.2
– Barganha distributiva e negociação integrativaUnidade 5 – Moderna teoria do conflito
Tópico 5.1 – Percepção, Reação e procedimentos de Resolução de Disputas
Tópico 5.2 – Processos Construtivos e Destrutivos de Resolução de Disputas
5.2.1 – Espirais de Conflito
Tópico 5.3 – Resultados da apropriada abordagem do Conflito
Módulo III – Resolução de disputas baseadas em competências
Unidade 6
– Breve contextualização das relações sociais na pós-modernidade
Tópico 6.1 – A era dos direitos e a judicialização das relações sociais; o conceito de outridade.
Tópico 6.2 – O conflito como luta por reconhecimentoUnidade 7 – Conciliação
Tópico 7.1 – Conceito
Tópico 7.2 – Diferenças entre conciliação e mediação; amplitude do problema e estratégias do conciliador/mediador;
Tópico 7.3 – Etapas da conciliação.Unidade 8 – O processo de mediação
Tópico 8.1 – A formação do mediador; qualidade de um programa de mediação.
Tópico 8.2 – As atitudes do mediador.
Tópico 8.3 –  Panorama do processo de mediação; Etapas da mediação.Unidade 9 – A fase inicial da mediação
Tópico  9.1 –  Declaração de abertura e a colocação das regras com vistas a adesão ao processo de mediação.  
Tópico 9.2 – a escuta e a comunicação na mediação.  
Tópico 9.3 – Reunião de informações; as perguntas abertas.Unidade 10 – O desenvolvimento da mediação
Tópico 10.1 – Organização dos debates.  
Tópico 10.2 – Resumo positivo e prospectivo
Tópico 10.3 – Ferramentas para provocar mudanças.
Tópico 10.4 – Resolução de questões.
Tópico 10.5 – O termo de acordo; Encerramento da mediação.
Módulo IV – Contexto e aplicação da Mediação
Unidade 11
– Áreas de utilização da conciliação/mediação
Unidade 12 – Interdisciplinaridade da mediação
Módulo V – A ética na conciliação/mediação.
Unidade 13
– O papel do conciliador/mediador e sua relação com os envolvidos na conciliação e na mediação.
Tópico 13.1 –  Ética de conciliadores e mediadores
Tópico 13.2 – Os princípios norteadores da conduta do conciliador e do mediador
Tópico 13.2.1 – Os limites da confidencialidade  
Módulo VI – Simulações Exercícios simulados.
Módulo VII – Estágio Supervisionado Sessões Reais de audiências no âmbito dos  CEJUSC’s

 

Estratégia de ensino e metodologia

O desenvolvimento do conteúdo programático ocorrerá por meio das seguintes atividades:  

  • Aulas expositivas;
  • Diálogo interativo;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Entrevistas em dupla;
  • Debates em grupo;
  • Técnicas de simulação de casos;
  • Feedback de avaliadores;
  • Exercícios para fixação;
  • Estágio supervisionado e autossupervisionado;
  • Relatórios práticos;
  • Formulários de avaliação.   

 

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